O objetivo primordial da modalidade Português Língua Estrangeira (PLE) é iniciar e/ou desenvolver a comunicação em português, com foco no desenvolvimento de vocabulário e estruturas linguísticas apropriadas às idades dos alunos.
O trabalho desenvolvido nas aulas de PLE tem em consideração os conhecimentos prévios que a criança traz consigo da língua. Com alunos mais novos, há uma maior ênfase na oralidade e na componente lúdica; com alunos mais velhos, valorizando sempre a componente oral e lexical, também abordamos as competências da leitura e escrita em português.
A modalidade Português Língua de Herança (PLH) é destinada a crianças e jovens que:
Os seguintes temas, presentes no QuaREPE, servem diferentes conteúdos lexicais, gramaticais e linguísticos e estão adaptados à idade das crianças.
A abordagem intercultural é parte integrante do currículo iei; pretendemos dar a conhecer a cultura portuguesa, mas também incorporar os contextos culturais dos nossos alunos.
O nosso currículo de PLE (Português Língua Estrangeira) foi elaborado tendo em conta as diretrizes do QuaREPE (Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro) e o Referencial Camões PLE.
A Escola de Português iei disponibiliza cursos de Português Língua Estrangeira para os seguintes níveis de proficiência: Pré-A1, A1 e A2.
Os alunos posicionados no nível B1, B2 e C1 seguirão o currículo de PLH (Português Língua Estrangeira) com as devidas modificações.
A concretização do currículo proposto para cada nível poderá sofrer ajustes consoante as necessidades de cada aluno e turma.
Os pequenos exploradores do português! Neste nível, os alunos iniciam a aprendizagem do vocabulário básico e de estruturas simples, com um foco especial na oralidade. Perfeito para os primeiros passos na língua! – Nível Pré-A1
Nesta fase, os alunos expandem o vocabulário e começam a dominar as estruturas linguísticas simples. Além da oralidade, introduzimos gradualmente a leitura e a escrita, criando uma base sólida para o progresso na língua. – Nível A1
Com um foco equilibrado na oralidade, leitura e escrita, este nível aprofunda o conhecimento do vocabulário e das estruturas linguísticas, sempre adaptadas à faixa etária dos alunos. É aqui que a confiança na comunicação começa a crescer! – Nível A1
Com um foco equilibrado na oralidade, leitura e escrita, este nível aprofunda o conhecimento do vocabulário e das estruturas linguísticas, sempre adaptadas à faixa etária dos alunos. É aqui que a confiança na comunicação começa a crescer! – Nível A1
Neste nível, os alunos exploram o português através de uma variedade de temas, jogos e atividades que os ajudam a ganhar confiança na comunicação. A gramática e a oralidade são trabalhadas com maior profundidade, preparando-os para voar com segurança no nível A2. – Nível A2
* Os níveis foram concebidos para ser completados na duração indicada; no entanto, vários fatores podem contribuir para que a duração seja encurtada ou prolongada.
* A progressão para o nível seguinte depende da idade, progresso e aproveitamento, aquando da conclusão do nível.
Inscreva-o nos nossos cursos de Português como Língua Estrangeira e ajude-o a ganhar fluência numa das línguas mais faladas do mundo. Dê-lhe a vantagem de aprender uma nova língua de forma divertida e eficaz!
A Escola de Português disponibiliza duas modalidades de cursos: Português Língua de Herança (PLH) e Português Língua Estrangeira (PLE).
Todos os nossos cursos são lecionados apenas em Português Europeu.
A nossa equipa docente é falante nativa do Português Europeu.
A modalidade Português Língua de Herança (PLH) é dirigida a crianças e jovens que falam português fluentemente ao passo que a modalidade Português Língua Estrangeira (PLE) tem como público-alvo crianças que não falam português.
A modalidade PLH (Português Língua de Herança) é indicada para crianças que entendem bem a língua e falam-na fluentemente, isto é, crianças que conseguem manter uma conversa, com variedade de vocabulário e tipos de frases.
A modalidade PLE (Português Língua Estrangeira) é apropriada para crianças que não falam português fluentemente. Poderão entender instruções do dia a dia e saber dizer algumas palavras ou frases soltas, mas não conseguem manter um diálogo.
Há também aquelas crianças que estão na chamada “zona cinzenta”, em que é mais difícil determinar a modalidade certa. Por norma, aconselhamos iniciar a aprendizagem pela modalidade PLE, uma vez que vai ajudar a rever vocabulário e estruturas básicas para lhes trazer a confiança necessária para falarem em português.
Se ainda tiver dúvidas, pode contactar-nos através do email ola@iei.pt ou WhatsApp +351 933 466 360. Teremos todo o gosto em ajudar!
Os conteúdos para cada modalidade (PLH e PLE) estão descritos com mais detalhe na página de cada curso.
Sim, os nossos cursos seguem o currículo iei, estruturado e ajustado conforme o nível e a progressão dos alunos, com base nas diretrizes para o ensino do português como língua estrangeira ou língua de herança.
Sim, nas primeiras aulas a professora irá conduzir uma avaliação diagnóstica informal para poder ajustar o currículo ao aluno / turma.
O nível de aprendizagem é atribuído tendo em conta a idade da criança. Os conteúdos de PLH ou PLE são adaptados consoante o ponto de partida de cada aluno.
O progresso do aluno é realizado periodicamente através de avaliações contínuas e informais nas aulas.
Os pais recebem um relatório detalhado de final de nível sobre o desenvolvimento do seu filho. Têm também a possibilidade de reunir com o professor 2 vezes ao ano para celebrar aprendizagens e estabelecer novas metas.
Na Escola de Português iei não fazemos testes nem exames formais. A nossa avaliação é feita de forma informal e contínua ao longo das aulas.
Na Escola de Português iei não há trabalhos de casa obrigatórios. Recomendamos o envolvimento dos pais na concretização das missões (atividades facultativas que ajudam a consolidar os conteúdos trabalhados e que permitem ao aluno descobrir mais sobre o tema com a ajuda da família).
No final do ano letivo ou de cada subnível, os alunos recebem um certificado de participação ou conclusão.
Sim, a nossa equipa docente está treinada para apoiar crianças com necessidades educativas especiais como por exemplo autismo e dislexia. No entanto, cada caso deverá ser discutido aquando da entrevista inicial para admissão na escola.
As estratégias de apoio variam consoante a modalidade PLH ou PLE.
No entanto, de um modo mais geral, para apoiar o seu filho na aprendizagem do português:
Para mais estratégias, visite a página de cada curso.
A comunicação com o/a professor/a poderá ser feita através da nossa plataforma, email ou WhatsApp*.
* A comunicação por WhatsApp não é disponibilizada para frequência dos cursos intensivos.
A segurança e privacidade dos nossos alunos são prioritárias. Utilizamos plataformas seguras e seguimos protocolos rigorosos de segurança digital para proteger as informações e a identidade dos alunos.
Aquando da matrícula ou da sua renovação, perguntamos se autorizam a captação de imagens/vídeo e subsequente partilha com família / redes sociais / website.
A Escola de Português apoia crianças e jovens dos 5 aos 16 anos.
Todos os cursos iei realizam-se online através da plataforma Zoom.
Os cursos anuais acontecem de setembro a junho, havendo a possibilidade de continuar durante os meses de julho e / ou agosto.
Durante o mês de julho têm lugar os nossos cursos intensivos de verão.
A frequência habitual nos cursos anuais é de 1 ou 2 aulas por semana.
Sim, fazemos algumas pausas letivas. Por norma, fazemos as seguintes pausas: 1 semana em outubro / 2 ou 3 semanas no natal / 1 semana em fevereiro / 2 semanas na Páscoa.
O calendário com as datas exatas é disponibilizado a cada ano letivo.
É possível escolher o dia e hora das aulas se o seu filho tiver aulas individuais ou em turma de 2-3 alunos.
Caso inscreva a sua criança num curso intensivo (por exemplo curso de Verão), não é possível escolher o dia/hora, uma vez que estes serão pré-definidos pela Escola de Português iei.
Disponibilizamos aulas individuais como em grupo, permitindo que os pais escolham a opção que melhor se adapta às necessidades do aluno:
Por vezes temos também disponível cursos intensivos (por exemplo no Verão). Os horários e conteúdos para as turmas destes cursos são definidos e partilhados pela Escola de Português iei.
As turmas poderão ter 2-3 alunos (cursos PLH e PLE) ou 4-6 alunos (cursos intensivos).
A formação de uma turma com dois irmãos depende da avaliação de vários fatores, entre os quais idade, proficiência linguística e compatibilidade de personalidade.
A duração dos cursos de PLH ou PLE depende de vários fatores como idade da criança, frequência e duração das aulas, perfil de aprendizagem de cada criança e ponto de partida assim como a qualidade da exposição à língua portuguesa.
Para mais detalhes sobre este assunto, ver a página de cada curso.
As aulas da Escola de Português iei podem ter a duração de 30, 45, 60 ou 90 minutos. Factores como a idade da criança, objetivo de aprendizagem e orçamento são tidos em conta aquando da matrícula.
As aulas são realizadas na plataforma Zoom, permitindo que os alunos interajam diretamente com o professor em tempo real.
Utilizamos recursos digitais como apresentações, jogos educativos e exercícios interativos assim como materiais para impressão disponibilizados previamente (livrinho de atividades e cartõezinhos).
Sim, será necessário imprimir material para as aulas. Embora trabalhemos numa plataforma à distância, acreditamos que ter esse material de apoio impresso traz grandes benefícios para a aprendizagem das crianças e jovens.
Para poder participar nas nossas aulas, o aluno terá que ter um computador / Ipad / tablet e acesso à Internet. Não aconselhamos o uso de telemóveis devido ao tamanho reduzido do ecrã.
As mensalidades para aulas individuais começam nos 140€ e para aulas de grupo (2-3 aluns) nos 115€.
Para irmãos que frequentem a mesma turma, oferecemos um desconto de 10% na mensalidade de uma das crianças.
O pagamento das mensalidades é efetuado até dia 5 de cada mês.
Podem optar por pagamentos mensais ou por período.
Para aulas individuais e aulas de 2-3 alunos, a mensalidade inclui:
Na mensalidade, não está incluído:
Os materiais didáticos disponibilizados variam consoante o curso (PLH ou PLE) e a idade das crianças / jovens. Este assunto será abordado diretamente com o/a professor/a.
O aluno pode anular a sua matrícula a qualquer momento do ano letivo com aviso prévio de um mês dirigido à direção da escola.
Não será efetuado reembolso do montante já pago.
Tendo em conta a natureza global da Escola de Português iei, torna-se exigente atender a todos os feriados de cada país; para tal, oferecemos a tolerância de um feriado ou celebração por período, podendo o aluno remarcar a aula consoante disponibilidade do professor, com comunicação por escrito com, pelo menos, uma semana de antecedência.
Não serão feitos ajustes às mensalidades nem remarcadas aulas caso:
Para poder usufruir da remarcação de aulas, o cancelamento das mesmas deverá ser comunicado por e-mail ou WhatsApp ao/à docente com o mínimo de 24 horas de antecedência.
Os episódios de doença que impossibilitem o aluno de assistir à aula deverão ser comunicadas ao professor assim que possível; a remarcação está sujeita a aprovação pela direção. Poderá ser pedida uma declaração médica.
Para inscrever a sua criança na Escola de Português iei terá que preencher o formulário de inscrição e pagar a taxa de 50€. Será depois contactado/a para agendarmos uma vídeo chamada para nos conhecermos e definirmos o horário das aulas. Finalizamos a matrícula com o preenchimento do respetivo formulário e pagamento da primeira mensalidade.
As inscrições para iniciar o ano letivo em setembro decorrem durante a segunda quinzena de agosto.
Poderá inscrever a sua criança / jovem durante o ano letivo, ficando sujeito à disponibilidade de horário da escola.
Se ainda tiver dúvidas, pode contactar-nos através do email ola@iei.pt ou WhatsApp +351 933 466 360. Teremos todo o gosto em ajudar!
O QECR descreve as competências que os aprendentes de uma língua estrangeira têm de desenvolver para serem eficazes no uso dessa língua com propósitos comunicativos e define os níveis de proficiência linguística que permitem medir os progressos nas suas aprendizagens.
O QECR estabelece seis níveis comuns de referência – A1, A2, B1, B2, C1, C2 – para três tipos de utilizador da língua:
A Escola de Português iei disponibiliza cursos de Português Língua Estrangeira para os níveis A1 e A2.
O nível A1 é considerado o nível básico do uso da língua, em que o aprendente consegue interagir, com ajuda do interlocutor, sobre assuntos concretos do seu quotidiano, usando frases feitas e vocabulário e expressões de uso muito frequente (Conselho da Europa 2001, p. 61).
O aprendente é capaz de interagir de modo simples, fazer perguntas e dar respostas sobre ele próprio e sobre os seus interlocutores, sobre o local onde vive(m), sobre as pessoas que conhece(m), sobre as coisas que possui(em); é capaz de intervir ou de res- ponder a solicitações utilizando enunciados simples acerca das áreas de necessidade imediata ou de assuntos que lhe são muito familiares; é capaz de compreender ex- pressões familiares e quotidianas e vocabulário de uso muito frequente (Conselho da Europa 2001, p. 61).
Neste nível encontra-se a maioria dos descritores que indicam relações sociais. Na perspetiva do saber fazer/saber atuar, o aprendente manifesta competência pragmática para lidar com situações simples do quotidiano (Conselho da Europa 2001, p. 61).
O aprendente é capaz de utilizar fórmulas de delicadeza e formas de tratamento simples do quotidiano; é capaz de cumprimentar as pessoas, perguntar-lhes como estão e reagir às respostas; é capaz de participar em conversas sociais muito breves e de iniciar, manter e terminar conversas simples sobre assuntos do seu quotidiano; é capaz de fazer perguntas e dar respostas a questões acerca da escola, do trabalho e dos tempos livres; é capaz de fazer e responder a convites, discutir o que fazer, onde ir e fazer os preparativos necessários para executar essas tarefas; é capaz de fazer e aceitar propostas.
É capaz de interagir em situações muito comuns do dia-a-dia: efetuar transações simples nas lojas, nas estações de correios ou no banco; trocar informações simples sobre assuntos e atividades comuns do seu quotidiano (por ex. utilizar os transportes públicos; perguntar e indicar percursos/ caminhos; comprar bilhetes; pedir e fornecer serviços e bens quotidianos); interagir, com algumas limitações e com ajuda do inter- locutor, em conversações simples sobre assuntos concretos ou de necessidade imediata; compreender frases isoladas, textos muito simples e curtos com vocabulário de uso frequente (Conselho da Europa 2001, p. 49; pp. 61-62).
No final deste nível, o utilizador elementar é também capaz de articular pequenos monólogos estruturados sobre si próprio, os outros, lugares ou atividades atividades (Conselho da Europa 2001, p. 62).
É capaz de expressar gostos, emoções e opiniões; consegue fazer descrições breves de aspetos do quotidiano e daquilo que o rodeia, por ex. as pessoas, os lugares, uma experiência escolar ou de trabalho; é capaz de descrever hábitos e rotinas quotidianas, planos e a sua organização; consegue explicar do que gosta ou não em qualquer atividade, situação, objeto; é capaz de fazer descrições curtas e básicas de acontecimentos e atividades que viu ou realizou ou de experiências pessoais do presente ou do passado; é capaz de descrever animais de estimação e objetos pessoais (Conselho da Europa 2001, p. 49; pp. 61-62).
Nível QECR: Pré-A1
Duração recomendada de aulas semanais: 1×30 min.
Horas totais recomendadas para o nível: 15 horas.
Nível seguinte: Pintainhos 2.
Nível QECR: Pré-A1
Duração recomendada de aulas semanais: 1×30 min.
Horas totais recomendadas para o nível: 15 horas.
Nível seguinte: Galinhos 1.
Nível QECR: A1.1.
Duração recomendada de aulas semanais: 1×45 min.
Horas totais recomendadas para o nível: 22.5 horas.
Nível seguinte: Galinhos 2.
Nível QECR: A1.1.
Duração recomendada de aulas semanais: 1×45 min.
Horas totais recomendadas para o nível: 22.5 horas.
Nível seguinte: Galinhos 3.
Nível QECR: A1.2.
Duração recomendada de aulas semanais: 1×45 min.
Horas totais recomendadas para o nível: 22.5 horas.
Nível seguinte: Galinhos 4.
Nível QECR: A1.2.
Duração recomendada de aulas semanais: 1×45 min.
Horas totais recomendadas para o nível: 22.5 horas.
Nível seguinte: Gaivotas 1.
Nível QECR: A1.1.
Duração recomendada de aulas semanais: 1×60 min.
Horas totais recomendadas para o nível: 30 horas.
Nível seguinte: Galos 2.
Nível QECR: A1.1 / A1.2.
Duração recomendada de aulas semanais: 1×60 min.
Horas totais recomendadas para o nível: 30 horas.
Nível seguinte: Galos 3.
Nível QECR: A1.2.
Duração recomendada de aulas semanais: 1×90 min.
Horas totais recomendadas para o nível: 45 horas.
Nível seguinte: Gaivotas 1.
Nível QECR: A1.1.
Duração recomendada de aulas semanais: 1×90 min.
Horas totais recomendadas para o nível: 45 horas.
Nível seguinte: Gaivotas 1.
Nível QECR: A1.2.
Duração recomendada de aulas semanais: 1×90 min.
Horas totais recomendadas para o nível: 45 horas.
Nível seguinte: Gaivotas 2.
Nível QECR: A2.1.
Duração recomendada de aulas semanais: 1×60 min.
Horas totais recomendadas para o nível: 30 horas.
Nível seguinte: Gaivotas 2.
Nível QECR: A2.1.
Duração recomendada de aulas semanais: 1×60 min.
Horas totais recomendadas para o nível: 30 horas.
Nível seguinte: Gaivotas 3.
Nível QECR: A2.1 / A2.2
Duração recomendada de aulas semanais: 1×90 min.
Horas totais recomendadas para o nível: 45 horas.
Nível seguinte: Gaivotas 4.
Nível QECR: A2.2.
Duração recomendada de aulas semanais: 1×90 min.
Horas totais recomendadas para o nível: 45 horas.
Nível seguinte: Gaivotas 5.
Nível QECR: A2.2.
Duração recomendada de aulas semanais: 1×90 min.
Horas totais recomendadas para o nível: 45 horas.
Nível seguinte: Conclusão – Escola de Português iei.
Nível QECR: A2.1.
Duração recomendada de aulas semanais: 1×90 min.
Horas totais recomendadas para o nível: 45 horas.
Nível seguinte: Gaivotas 2.
Nível QECR: A2.1.
Duração recomendada de aulas semanais: 1×90 min.
Horas totais recomendadas para o nível: 45 horas.
Nível seguinte: Gaivotas 3.
Nível QECR: A2.2.
Duração recomendada de aulas semanais: 1×90 min.
Horas totais recomendadas para o nível: 45 horas.
Nível seguinte: Gaivotas 4.
Nível QECR: A2.2.
Duração recomendada de aulas semanais: 1×90 min.
Horas totais recomendadas para o nível: 45 horas.
Nível seguinte: Conclusão – Escola de Português iei..
Nível QECR: A2.1.
Duração recomendada de aulas semanais: 2×90 min.
Horas totais recomendadas para o nível: 90 horas.
Nível seguinte: Gaivotas 2.
Nível QECR: A2.2.
Duração recomendada de aulas semanais: 2×90 min.
Horas totais recomendadas para o nível: 90 horas.
Nível seguinte: Conclusão – Escola de Português iei..