fbpx

O meu Natal – Maria José

Introdução

Olá! O meu nome é Maria José e tenho 11 anos. A minha mãe é Portuguesa mas o meu pai é Italiano, e moramos no Dubai! Como eu e os meus pais temos que ir a Portugal e Itália para o Natal, eu tenho dois Natais!! Eu estou a escrever este texto para contar-vos como eu celebro o Natal em Portugal e em Itália.

Portugal

A minha família é do norte de Portugal, de uma cidade muito pequena, a 10 minutos de Braga, chamada Vila Verde. Aqui os meus avós moram numa casa grande onde celebramos o natal com os meus pais, os meus tios, os meus primos e os meus avós. O nosso natal começa quando o meu tio, tia e primos se juntam à festa às 7 para o jantar mas só jantamos às 8:30.

Normalmente o jantar é bacalhau, batatas cozidas e couve e a sobremesa é aletria, bolo rei, bolachas de gengibre e rabanadas. Este ano eu e os meus primos até fizemos uma casa de gengibre!

Depois de jantar relaxamos um pouco, jogamos às cartas ou ao monopólio, e às 11 abrimos todos os presentes!! Eu sei que a maioria das pessoas abre os presentes no dia 25 de manhã, mas nós abrimos 24 à noite! Depois de abrir os presentes eu e os meus primos vemos um bocado de televisão até irmos dormir à meia noite.

Normalmente o Natal é assim, mas este ano foi diferente. A minha mãe era suposto viajar para Portugal a 22 de dezembro, mas por causa do COVID, ela ficou no Dubai e só pode viajar no 24 de dezembro, a ceia de Natal.

Então nós acabamos por fazer um almoço de natal e abrimos os presentes às 3 da tarde no dia 25 de dezembro. Ainda assim foi muito divertido e recebi prendas fantásticas.

Itália

Em Itália nós celebramos uma semana antes do natal porque os 3 irmãos e a irmã do meu pai vão todos esquiar para montanhas diferentes. Normalmente fazemos um jantar de natal com a família inteira na casa de um dos meus tios em Verona.

Depois de esquiar nas montanhas todo o dia, faz bem juntar a família e comer pizza e abrir presentes. Nós também temos uma tradição ou um jogo muito
especial e muito divertido de natal. O jogo chama-se Chip! e joga-se assim.

Os jogadores estão sentados em cadeiras num círculo, exceto uma pessoa (vamos chamá-la/o jogador 1). 1 está com os olhos tapados com uma bandana, meia etc.. 1 tem que se sentar no colo de uma pessoa à sorte (vamos chamar essa pessoa “2” ). 2 tem que dizer Chip! numa voz estranha e desconhecida. 1 tem que adivinhar quem é 2. Se acertar, 2 é o novo 1 e 1 senta-se no sítio de 2.

Este ano eu e o meu pai fomos esquiar para uma pequena cidade chamada Carezza que fica numa montanha que faz parte das Dolomitas.

Eu ADORO esquiar!! Quando eu esquio, sinto muita adrenalina e para mim é como se estivesse a correr na neve. Também adoro a rapidez e o frio que me fazem sentir viva. E é claro que as vistas também são fantásticas! A caminho destas montanhas, em Bolzano, passamos por um…

Mercado de Natal!! Este mercado é muito especial porque dizem que é o primeiro e mais importante Mercado de Natal em toda a Itália!

Durante estas férias eu diverti-me muito com família, amigos, sol, nevoeiro, chuva e neve!

Espero que gostem do meu artigo e das minhas férias. Desejo-vos uma boa vida, até logo!