Olá! O meu nome é Sara e passei o meu Natal em Portugal pela primeira vez em 6 anos! Adorei a experiência e é definitivamente uma que me vou lembrar para sempre e, por essa razão, quis partilhá-la.
Este Natal ia ser super especial porque eu e a minha família comprámos uma casa nova no campo e finalmente íamos mudar-nos da cidade para o campo. Passámos a nossa primeira semana a arrumar umas coisas e passámos o máximo de tempo possível com amigos.
Então, finalmente, a tão esperada viagem chegou. Eu e o meu irmão passámos o dia na minha avó enquanto tudo estava a ser embalado e depois passámos a noite num hotel chique, já que não tínhamos lugar suficientemente grande para ficarmos.
No dia seguinte, fizemos a viagem de duas horas em direção ao norte e deixem-me só dizer que havia muita Olivia Rodrigo a ser tocada durante a viagem. Quando chegámos eu e o meu irmão tivemos de esperar que os trabalhadores tivessem acabado para ver a casa, mas assim que entramos eu fiquei chocada.
A casa era incrível e não estava nem perto de estar acabada! Durante a semana seguinte, nós passamos o nosso tempo na casa a esvaziar caixas e a pôr tudo no lugar. Mas agora vamos para a parte séria… ESTAVA TÃO FRIO!
Eu sabia que isto ia ser uma das desvantagens, mas a sério 6 graus quando eu acordo não é aceitável. No entanto, uma grande vantagem foi ter família por perto para nos ajudar e isso foi ótimo. Outra coisa que adorei foi ver tantas decorações de Natal por todo o lado, porque normalmente não se vê tantas onde eu vivo.
Agora chegamos à parte interessante, o dia 24 de dezembro finalmente chegou mas primeiro todos os que vinham tinham de fazer um teste de covid e depois disso chegamos a casa da minha tia onde nós costumamos passar o nosso natal.
Eu e o meu irmão ficamos a dormir a manhã toda e os meus avós e tios chegam lá cedo para começar a trabalhar na comida. Este ano nós tivemos muitas opções para comida tipo cabrito assado, arroz à valenciana ( que eu adoro!!), tronco de natal, filhós, rabanadas e como todos os jantares portugueses… Bacalhau! (especificamente assado). O jantar começa por volta das 8 e temos uma mesa gigantesca cheia de comida boa e sentamo-nos todos juntos.
O jantar normalmente não demora muito porque toda gente quer começar com as sobremesas!
Desde que a minha avó organiza o Natal, a minha família sempre abriu os presentes à meia-noite. Decidimos todos juntos que era melhor abrir os presentes como a nossa família faz há décadas e abrimos os presentes à meia noite.
Outra tradição que eu me lembro de fazer desde pequenina é que há sempre alguém que se veste de pai natal. Este ano a sortuda foi a minha tia; acabado de chegar do Havaii o pai natal estava vestido com uma saia tipo Havaiana e uns óculos de sol muito estilosos.
Trazia um saco cheio de presentes que ele deixou no chão e depois começamos a abrir os presentes! Quando estamos a abrir presentes há sempre este sentimento de liberdade é incrível porque estávamos todos a rir e a divertir-nos!
Foi ótimo passar o Natal com a minha família este ano e sentir o frio, as decorações festivas mas eu tenho que ser honesta, a melhor parte das férias foi provavelmente a comida saborosa!
Autor: Sara, 11 anos, Dubai